Mais informações

*Campo obrigatório

*Campo obrigatório

*Campo obrigatório

*Campo obrigatório

Sincovaga

O SINCOVAGA (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, de Mercados, Armazens, Mercearias, Empórios, Mercadinhos, Quitandas, Frutarias, Sacolões, Laticinios, Minimercados, Supermercados, Hipermercados, Adegas, Tabacarias, Bombonieres, Lojas de Bebidas, de Ração Animal, de Suplemento Alimentar, de Produtos Naturais, de Dietéticos, de Congelados, de Delicatessem, e de Conveniência, do Estado de São Paulo) foi fundado em 1931, sob a denominação de Sindicato dos Comerciantes de Líquidos e Comestíveis de São Paulo.

Em 1º de setembro de 1936 recebeu reconhecimento sindical, com o nome de Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Paulo, representando a categoria econômica do varejo de gêneros alimentícios no município de São Paulo.

Em 1961 teve sua representação estendida para os municípios de Cotia, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Ribeirão Pires, Santana do Parnaíba, São Bernardo do Campo e São Roque, ganhando a condição de sindicato intermunicipal. Com a criação do município de Osasco, a representação da entidade ficou mantida para ele.

Em 13 de novembro de 1986 foi deferida sua extensão de base territorial a todo o Estado de São Paulo (com exceções de municípios onde a categoria já era representada por sindicato varejista eclético local), ganhando sua denominação atual: Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo.

Na sua trajetória de mais de 86 anos, várias figuras de dirigentes merecem lembrança:

– Alexandre Duarte foi o artífice da aquisição da sede própria, à Rua 24 de Maio, 35, 13º andar, no fim dos anos 50, inaugurada em 1961.

– Wanderley Bocchi sustentou e venceu a luta contra a isenção de tributos às cooperativas de consumo e dirigiu a entidade nos difíceis anos que se seguiram à implantação da Ditadura de 1964. No fim da década de 60 e inicio da de 70 encetou campanha para aumento do quadro associativo, que resultou no número recorde de quase 12.000 empresas filiadas.

– Nívio Teixeira de Carvalho foi responsável pela ampliação da sede social, com a aquisição de novas unidades no prédio da Rua 24 de Maio e implantação de serviços de atendimento odontológico e médico para a família varejista de mais de 50.000 integrantes.

– Jemini Rolin conquistou durante sua gestão a extensão de base para o Estado de São Paulo.

– Wilson Tanaka dirigiu a entidade no período de ajustes dos planos econômicos, a direcionou para o atendimento dos representados de todo o Interior, celebrando parcerias com sindicatos locais e conseguiu a extensão de base para o município de Guarulhos.

Atualmente o Sincovaga é presidido por Alvaro Furtado.

Saiba mais
X

*Campo obrigatório

*Campo obrigatório

*Campo obrigatório

*Campo obrigatório